top of page
Violino

Violino

background

Idade Requerida: 8 anos

Tempo de Duração: 18 módulos

O violino, o menor e mais agudo da família das cordas, é conhecido por sua sonoridade brilhante e versatilidade. Tocado com arco ou pizzicato (com os dedos), ele tem um papel central em orquestras e diversos gêneros musicais. No curso do IMMS, você terá uma aula prática semanal de 50 minutos e aulas teóricas complementares, garantindo uma formação completa.

CONHEÇA OS INSTRUTORES

Eber Santos

Eber Santos

Pós-graduado em Educação Musical pela Faculdade de Artes Paulista (FPA), é formado em violino pela Escola de Música de Piracicaba Ernst Mahle, na turma do professor Luís Fernando Fischer Dutra. Também estudou com Maria Lúcia Krug, Celisa Amaral, Dhian Toffolo e Pedro Delarolli. Além disso, é formado em piano erudito pelo Conservatório Musical João Baptista Julião, sob a orientação da professora Ilza Maria Soares, e em regência pelo Conservatório “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, na classe do maestro Dario Sotelo. Ele também estudou piano popular com o professor Eduardo Gobi. Participou de masterclasses e festivais com renomados professores como Paulo Bosísio, Elisa Fukuda, David Pokorný, Cecília Guida, Cláudio Cruz, Marco Dan, Cláudio Micheletti, Betina Stegmann e Carmelo de Los Santos, além de cursos com Paulo Caligopoulos, José Márcio Galvão, Eleni Vosniadou, Shinobu Saito e o professor Jean de Oliveira. Lecionou violino e dirigiu a Orquestra do Conservatório João Baptista Julião durante 14 anos. Regeu a Orquestra de Cordas da FUNDEC de 2015 até 2016 e, em 2021, como regente convidado, conduziu a Orquestra Experimental do IMMS em dois programas destinados a postagens em plataformas virtuais. Atualmente, é professor do IMMS, violinista da Orquestra Sinfônica de Sorocaba e educador do Projeto Guri.
Deivid Ortolano

Deivid Ortolano

Deivid Ortolano é um talentoso músico e professor de violino e viola, graduado em Violino pela Faculdade Mozarteum, onde teve a oportunidade de estudar sob a orientação dos professores Pablo de Leon, Pedro Della Role e, posteriormente, Cláudio Micheletti. Seu interesse pela música começou aos 12 anos, e em 2006 ele se formou pelo Conservatório "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí, onde teve aulas com Pedro Della Role e Paulo Bosísio. Ao longo de sua carreira, Deivid participou de importantes festivais de música em locais como Juiz de Fora, Poços de Caldas, Tatuí, Jaraguá do Sul e St. Louis, EUA. Ele teve a chance de participar de aulas e masterclasses com renomados músicos, incluindo Leon Spierer, John McGross, Júlia Shakarova, Andrés Cárdenes, Charles Stegeman, Simon Bernardini, Edson Queiroz, Ole Bonh, Elisa Fukuda, Daniel Guedes, Luis Amato, Lyndon Taylor, Nádia Myerscough e Maria Fernanda Krug. Deivid foi integrante da Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba, da Orquestra Sinfônica Jovem de Tatuí e da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Ele teve a honra de tocar sob a regência de maestros como Felix Grieger, Roberto Tibiriçá, Rodrigo de Carvalho, Gottfried Engel, Edson Beltrami, Ligia Amado, João Maurício Galindo, Richard Markson e Dario Sotelo, entre outros. Em 2011, no II Festival Internacional de Piracicaba, a convite de seu professor Cláudio Micheletti, atuou como solista no concerto de Vivaldi para quatro violinos e orquestra, ao lado de professores renomados como Véronique Mathieu (Canadá), Daniel Stein (Brasil/EUA) e Matt Albert (EUA). Entre 2002 e 2006, Deivid foi professor de violino no Conservatório Musical "João Baptista Julião" e, entre 2010 e 2013, atuou como músico convidado da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) em São Paulo. Desde 2009, ele é professor de violino e viola no Instituto Municipal de Música de Sorocaba e violinista da Orquestra Sinfônica de Sorocaba. Em 2016, começou a se dedicar intensamente à viola, que até então era seu segundo instrumento, tornando-se violista do Quarteto Sorocaba e, posteriormente, violista da Orquestra Sinfônica de Sorocaba. Deivid participou por três anos consecutivos (2015, 2016 e 2017) do Arianna Strings Festival em St. Louis, EUA, com os membros do Quarteto Sorocaba, onde foram agraciados com uma bolsa integral do curso, destacando-se como camerista. Os membros do Arianna String Quartet (EUA) são considerados seus "mestres" na música.
Abner Antunes

Abner Antunes

Abner Antunes iniciou seus estudos no Instituto Municipal de Música de Sorocaba (IMMS), administrado pela Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (FUNDEC), tornando-se o primeiro aluno a se formar nessa instituição. Estudou também no Conservatório Dramático e Musical Carlos de Campos de Tatuí e na Faculdade Mozarteum de São Paulo, na classe do professor Cláudio Micheletti. Durante sua carreira, participou de muitos festivais, onde atuou como spalla e também como solista em várias ocasiões. Desde 2011, Abner é camerista e é membro do “Musicum Trio”, com o qual participou de um concurso internacional na Alemanha. Além disso, atua com o “Quarteto Sorocaba”, do qual foi bolsista do Arianna Chamber Music Festival por vários anos, festival realizado na University of Missouri, St. Louis. Durante a pandemia, participou de diversos workshops e masterclasses de violino, música de câmara e regência. Desde 2022, é regente da Orquestra Acadêmica da FUNDEC.
background
inscricao-dinamic

INSCREVA-SE E DESCUBRA SEU TALENTO

Descubra o talento que existe em você! Inscreva-se no processo seletivo para nosso curso de música gratuito e aprenda com profissionais qualificados, sem nenhum custo. Domine seu instrumento e dê o primeiro passo para transformar sua paixão em realidade.

whatsapp
background
logo-horizontal

Compromisso com a educação musical, a cultura e a inclusão social em Sorocaba desde 1998.

Assinar

CONTATOS
NAVEGAÇÃO

Instituto Municipal de Música de Sorocaba. Todos os direitos reservados • 67.361.691/0001-20 • Orgulhosamente desenvolvido por BEFORCE

bottom of page